A Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) promove amanhã (quarta-feira, 30), a partir das 14h00, a plantação de 100 árvores no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC). Esta iniciativa – intitulada “Árvores que dão frutos” e integrada nas comemorações dos 250 anos das Reformas Pombalinas da UC – é o primeiro passo no compromisso da Imprensa para a neutralidade carbónica: para atingir a meta, a editora da UC compromete-se a compensar o impacto ambiental resultante da produção de livros impressos, repondo anualmente o número de árvores correspondente ao papel usado nas impressões das obras que edita.

A iniciativa “Árvores que dão frutos” junta Imprensa e Jardim Botânico, duas unidades criadas no âmbito das Reformas Pombalinas da Universidade de Coimbra e que celebram o 250.º aniversário em 2022. O programa visa a plantação de 250 árvores, até final do ano, com o envolvimento da comunidade estudantil. E a sua primeira ação, esta quarta-feira – com a participação do Vice-Reitor da UC para a Cultura e a Ciência Aberta, Delfim Leão, do Diretor (e da equipa) da IUC, Alexandre Dias Pereira, da Diretora (e da equipa) do JBUC, Teresa Girão, e de alunos/as do Núcleo de Estudantes de Economia da Associação Académica de Coimbra –, contempla a plantação de árvores de fruto e de árvores autóctones, no pomar e na mata do Jardim Botânico, como contribuição para o núcleo de espécies integrantes da biosfera nacional.

A esta iniciativa, seguir-se-ão outras ações similares da IUC no sentido de garantir a neutralidade carbónica. Nos últimos anos, a editora da UC já tem adotado outras medidas para a diminuição da pegada ambiental, como o ajuste das tiragens das suas publicações às efetivas solicitações do mercado, tendo sido também a primeira editora universitária portuguesa a adotar em pleno as políticas de acesso aberto (permitindo o acesso universal às suas publicações e promovendo a disseminação do conhecimento científico em acesso livre imediato a toda a comunidade académica e à sociedade civil).