Portas adentro: comer, vestir a habitar na Península Ibérica (ss. XVI-XIX)

REF: 200001597 Categoria:

O presente livro reúne esforços conjuntos devários investigadores ibéricos e brasileiros no sentido de compreender arelação entre as pessoas e as coisas ao longo do período moderno, quer estasúltimas constituam marcas de distinção, objetos de consumo corrente, ou façamparte de hábitos alimentares. Embora o estudo destes aspetos apresente acompreensível tendência para abordar grupos de elite, sempre melhorrepresentados na documentação, pretendeu-se abordar um espectro diversificadode grupos e de ambientes sociais, no sentido de apreender diferenças e semelhançasentre os extratos médios e altos das sociedades ibéricas.

O conjunto de trabalhos agoraapresentados corresponde a uma série de investigações em curso inserida noâmbito de dois projetos semelhantes realizados em Portugal, um na Universidadedo Minho, e o outro sediado na Universidade de Valhadolide. Mais do queapresentar resultados finais, impossíveis nesta fase ainda preliminar,apresentam-se trabalhos em elaboração, e confrontam-se várias abordagens emetodologias de investigação, com o objetivo de expor as diversas opções quese abrem ao historiador que aborda as temáticas da cultura material, doconsumo, e da vida doméstica.

10.14195/978-989-26-0201-1

978-989-26-0201-1