Inovar com a investigação-ação: desafios para a formação de professores
7,00 €
Descrição
Esta obra aborda as atuais exigências inovadorasem educação e o interesse crescente da investigação-ação, enquanto metodologiacapaz de apoiar os professores na investigação dos problemas que emergem daspróprias práticas quotidianas, para as quais é necessário encontrar soluções,que permitam a melhoria pedagógica.
Para isso, procura caraterizar a inovação pedagógica e relacioná-la coma investigação-ação, para depois dar conta da natureza, objetivos e exigênciasdesta metodologia, caraterizada pelo triplo objetivo: produção de conhecimentos,modificação da realidade/inovação e formação dos participantes.
A revisão teórica efetuada permite deduzir uma crescente evidência dosbenefícios da investigação-ação na formação dos professores, sendoidentificados alguns dos efeitos mais relevantes. Como síntese, são extraídasas principais implicações de ordem prática no domínio, tendo em vista oincentivo à utilização desta metodologia e o desenvolvimento profissional dosprofessores.
Informação adicional
Autor | |
---|---|
Data | |
Edição | 1.ª Edição |
Série | |
DOI | 10.14195/978-989-26-0666-8 |
eISBN | 978-989-26-0666-8 |
ISBN | 978-989-26-0665-1 |