20 anos de jornalismo contra a indiferença

Adicionar Wishlist
REF: 200003576 Categoria:

Descrição

O livro que agora se apresenta – 20 Anos de Jornalismo Contra a Indiferença –nasce de dois desígnios fundamentais: por um lado, celebrar duas décadasde ensino do Jornalismo na Universidade de Coimbra e, por outro, partilharcom um público mais alargado um conjunto de reflexões sobre os media,o jornalismo, a comunicação e o espaço público.

Se o ensino superior do Jornalismo em Portugal, relativamente tardio emrelação ao resto da Europa, deu os seus primeiros passos no fim dos anos70 do século passado, ele aparece apenas duas décadas depois na academiacoimbrã. Contudo, esta foi, no contexto nacional, a primeira licenciatura emJornalismo, distinguindo-se, quer em título, quer em objetivos, das licenciaturasentão existentes no país.

A criação de uma Licenciatura em Jornalismo na Universidade de Coimbra,em 1993-1994, foi, por si, um acontecimento. Com efeito foi necessárioque reitor, professores e jornalistas ousassem atualizar a oferta curricular daFaculdade de Letras, oferecendo um curso há muito desejado pela sociedadee pelo mercado, embora desconsiderado por alguns setores da academia. Correndoo risco de omitir alguém, a quem antecipadamente pedimos desculpa,não podemos deixar de recordar os esforços dos jornalistas João Mesquita,João Fonseca, em representação do Sindicato dos Jornalistas, e de Jorge Castilho,a quem mais tarde se viria associar o nome de Mário Martins, bem comoo envolvimento decisivo do jornalista e professor Mário Mesquita, do entãoReitor da Universidade de Coimbra Rui Alarcão e dos professores João Roquee Luís Reis Torgal.

Informação adicional

, , ,