Fernando Pinto Coelho: o mestre e o professor universitário

REF: 200002751 Categoria:

Prof. Fernando Pinto Coelho (1912-1999). Toda uma vida dedicada àUniversidade de Coimbra. Aqui, no Departamento de Química, foi Mestre eProfessor. Aqui foi investigador e “promotor” de grupos de investigação, numanotável actividade que se estendeu por mais de cinco décadas. Como Mestre, assuas lições deixaram profundas marcas num sem número de estudantes que foramseus alunos. Como Investigador, os Projectos de investigação que abraçou foramde notável interesse para a época em que se desenvolveram e no contextocientífico do nosso País em que decorreram. Como Promotor de Grupos deInvestigação, estará para sempre ligado à formação dos Grupos de Investigaçãoque definitivamente colocaram, nos nossos dias, a investigação química em cursona Universidade de Coimbra ao nível do melhor que se faz internacionalmente.Testemunham-no o Centro de Estudos de Química Nuclear e Radioquímica de que foiDirector e impulsionador décadas a fio; testemunham-no os Grupos de RessonânciaParamagnética Electrónica, Ressonância Magnética Nuclear, Fotoquímica,Espectroscopia Vibracional de Raman e Química Teórica que no Departamento seconstituíram. Foi notório também o seu empenhamento no bom desenvolvimento doInstituto Geofísico de Coimbra e do Centro de Química-Física da Atmosfera nelecriado, e a sua acção na Comissão de Actualização do Ensino Secundário daQuímica em Portugal. Aqui se sumarizam os traços históricos desta múltiplaactividade e se registam alguns testemunhos de quem de um modo ou outro com elaconviveu.

10.14195/978-989-26-0565-4

978-989-26-0635-4