O Centro de Estudos de Química Nuclear e Radioquímica no florescimento da investigação em Química na Universidade de Coimbra

REF: 200005608 Categoria:

Na origem dos novos caminhos, para o desenvolvimento da investigação na área da Química, na Universidade de Coimbra, está o Centro de Estudos de Química Nuclear e Radioquímica, planeado pelo director do Laboratório Chimico, Rui Gustavo Couceiro da Costa, para estudos nucleares. Edificado, em 1955, no espaço ajardinado, entre o então Hospital da Universidade de Coimbra e a entrada lateral do Laboratorio Chimico. Aqui irão despontar, início dos anos 60, os grupos de investigação, promovidos e incentivados por Fernando Pinto Coelho, responsável pelo Centro de Química Nuclear e Radioquímica e pela cadeira de Química-Física, nomeadamente, Radioquímica, Espectroscopia de Ressonância Paramagnética Electrónica, Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear, Termodifusão, Espectroscopia de Raman e Química Quântica e Fotoquímica e Química da Atmosfera. Se, durante uma ou duas décadas, com a estratégia desenvolvida, se possibilitou a criação de um Departamento forte em Química, embora, com pouca sobreposição nas áreas científicas dos diferentes grupos e, consequentemente, pouca competição científica interna, a evolução das estruturas sociológicas da ciência passou a exigir uma maior concentração em temas comuns e, inevitavelmente, o desenvolvimento de complementaridades e pontos de intersecção entre os diferentes grupos de investigação que projetaram, em termos de I&D, a Química, na Universidade de Coimbra, para níveis de qualidade e dimensão que veio a desfrutar no panorama nacional e internacional.

10.14195/978-989-26-2259-0

978-989-26-2259-0