Tarefa fechada e tarefa aberta: motivação, aprendizagem e acção
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Descrição
A clarificação da natureza da aprendizagem, o reconhecimento dos processos pelos quais ela se vai construindo e estruturando no decurso do tempo, a identificação dos fatores e condições que a influenciam e das modalidades de que se reveste constituíram preocupação dominante na Psicologia ao longo do século XX, tanto no plano da construção teórica como no plano do aperfeiçoamento metodológico e da organização experimental. Embora tenham ocorrido nas últimas três décadas avanços significativos neste domínio, os problemas respeitantes à aprendizagem e, em particular, às relações entre motivação e aprendizagem continuam a suscitar um grande número de estudos, quer teóricos quer empíricos (Covington, 1998; Wasserman & Miller, 1997). As investigações aqui apresentadas situam-se neste contexto problemático, designadamente no que respeita à natureza da aprendizagem e às suas relações com a motivação, considerada como um dos seus fatores mais importantes. E foram concebidas tendo em vista a obtenção de resultados suscetíveis de permitir uma opção entre duas grandes orientações teóricas acerca dos problemas em apreço: as teorias conexionistas, também designadas como teorias do reforço, por um lado, e as teorias representativas e da organização cognitivo-motivacional, por outro. Excerto do prefácio de Manuel Viegas Abreu.
Informação adicional
| Autor | |
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| Data | |
| Edição | 1.ª Edição | 
| Série | |
| DOI | 10.14195/978-989-26-0481-7 | 
| eISBN | 978-989-26-0481-7 | 
| ISBN | 972-98225-1-4 | 




