Youth sports: growth, maturation and talent

REF: 200001682 Categoria:

O Desporto Escolarpretende ser um instrumento de promoção da saúde, de inclusão e promoçãosocial, de combate ao insucesso e abandono escolar, razões que justificam umaforte aposta do Governo neste sub-sistema do desporto infanto-juvenil. Há mais de 50 anos que a oferta do Desporto Escolarestá prevista no sistema educativo, tendo, a partir de 2008-2009, sido tornadaobrigatória em todos os estabelecimentos do Ensino Básico e Ensino Secundário,mantendo-se a adesão voluntária dos praticantes. Esta aposta é suscetível deser traduzida emnúmeros. Existematualmente mais de 40 modalidades desportivas desenvolvidas na rede deescolas, variando de acordo com os recursos materiais e humanos disponíveis. A importância assumida pelo Desporto Escolar nos projetos educativos,na vida dos 700.000 jovens envolvidos na atividade interna e externa e nacomunidade em que a participação desportiva ocorre resulta num substancialesforço de formação de árbitros, juízes, oficiais, treinadores, professores,dirigentes. A presente obra acrescentavalor à política da Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular,que tem como objetivo primordial a salvaguarda da qualidade da práticaoferecida aos jovens em contexto escolar, combinando a opinião de peritos e estudosem aspetos tão importantes como os assuntos expressos no título do livro:“crescimento, maturação e talento”. Desejamos e esperamos que a parceria entre a DGIDCe a Universidade de Coimbra possa continuar a dar frutos.

, , ,

10.14195/978-989-26-0506-7