Devoluções e Trocas
A Imprensa da Universidade de Coimbra possibilita a troca ou devolução (resolução do contrato) de artigos, nos termos legais, no prazo de 14 dias a contar da data da sua receção pelo cliente, sem pagamento de indemnização e sem necessidade de indicar motivo.
A fim de exercer este seu direito de livre resolução (devolução) ou trocar os bens adquiridos, o cliente deve de comunicar, por e-mail, para livrariaiuc@uc.pt, ou presencialmente, na loja física da Imprensa da Universidade de Coimbra (morada indicada abaixo), a sua decisão de resolução do contrato ou intenção de troca por meio de uma declaração inequívoca (por exemplo, carta ou correio eletrónico). Se pretender, para o efeito, poderá descarregar o formulário de devolução/troca aqui.
Poderá proceder à devolução ou troca de todos ou de apenas algum dos artigos, através do seu envio para a morada indicada para trocas/devoluções, devendo, para isso, colocá-lo(s), novamente, na embalagem original, bem acondicionado(s) e acompanhado(s) da fatura de compra e do formulário de devolução/troca preenchido.
O prazo de 14 dias para troca/devolução começa a contar do dia em que o cliente, ou um terceiro por si indicado, que não seja o transportador, adquire a posse do bem; ou do dia em que o cliente ou um terceiro por si indicado, que não seja o transportador, adquire a posse física do último bem, quando o consumidor tenha encomendado vários bens numa única encomenda e os bens sejam entregues separadamente.
Em caso de resolução de contrato (devolução), serão reembolsados ao cliente todos os pagamentos efetuados, incluindo os custos de entrega (exceto caso o cliente tenha requerido um meio de entrega diferente e mais oneroso que o sugerido pelo vendedor), sem demora injustificada e, em qualquer caso, o mais tardar no prazo de 14 (catorze) dias a contar da data em que a Imprensa da Universidade de Coimbra for informada da decisão do cliente de resolução do presente contrato, pela mesma via em que foi realizado o pagamento.
A Imprensa da Universidade de Coimbra informa que poderá reter o reembolso até ter recebido os bens devolvidos ou até que o cliente apresente prova do envio dos bens, consoante o que ocorrer primeiro.
O cliente deve devolver os bens sem demora injustificada, o mais tardar no prazo de 14 (catorze) dias a contar do dia em que informou a Imprensa da Universidade de Coimbra da intenção de resolução do contrato, considerando-se o mesmo respeitado se o cliente proceder ao envio dos bens para a morada indicada para trocas/devoluções antes do termo desse prazo. Os artigos para troca/devolução deverão ser enviados por correio registado, garantindo, desta forma, a entrega na morada indicada. Poderá ainda entregar o bem para devolução no espaço físico da Imprensa da Universidade de Coimbra, na morada disponibilizada abaixo.
Não serão aceites trocas/devoluções de artigos que apresentem sinais depreciação por meio de manipulação que exceda o necessário para verificar a natureza, características e o funcionamento dos bens. Os artigos que não incluam todos os acessórios, documentação ou embalagem original não serão reembolsados.
Os custos de envio para a loja decorrentes da troca/devolução são suportados pelo cliente. Em caso de troca, o custo de um novo envio da nossa loja para o cliente é também da responsabilidade do mesmo, que será informado do valor a pagar após manifestar intenção de troca, e deverá proceder ao seu pagamento antes do envio do artigo, por um dos meios de pagamento disponíveis para o efeito.
Em caso de desconformidade do bem com o contrato de venda de bens de consumo (p. ex. por defeito) o consumidor poderá exercer os direitos previstos no Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de outubro (que pode ser consultado em www.dre.pt), no que diz respeito à garantia de conformidade de bens de consumo, no prazo de três anos a contar da entrega do bem. Não se consideram desconformes os bens sujeitos a quaisquer deteriorações após a entrega dos mesmos, por meio de manipulação que exceda o necessário para verificar a natureza, características e o funcionamento dos bens. A desconformidade e informações atinentes a esta que o consumidor entender relevantes devem ser comunicadas por e-mail para o endereço livrariaiuc@uc.pt, acompanhadas de indicação do código da encomenda.
A este respeito e nos termos legais, a Imprensa da Universidade de Coimbra compromete-se, à reparação ou substituição do bem ou resolução do contrato. Em caso de reparação, o artigo reparado beneficiará de um prazo adicional de garantia de seis meses por cada reparação, até ao limite de quatro reparações. O cliente deverá proceder ao envio do bem para reparação ou substituição, após comunicação de desconformidade e intenção nesse sentido, para a morada indicada de seguida, sendo os custos de transporte do retorno dos bens suportados pela Imprensa da Universidade de Coimbra.
Na eventualidade de receber uma encomenda com a embalagem exterior danificada, deverá contactar o posto de correio local.
Universidade de Coimbra
Imprensa da Universidade de Coimbra
Rua da Ilha, 1
3000-214 Coimbra
Endereço de correio eletrónico
imprensa@uc.pt
Contacto telefónico
239 247 170
(Chamada para a rede fixa nacional)
Reclamações
Sem prejuízo do direito de utilização do livro de reclamações, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 156/2005, de 15 de setembro, pode ainda recorrer ao formulário de elogios, sugestões e reclamações da Universidade de Coimbra, disponível em https://apps.uc.pt/forms/view/melhoria.