Aristóteles em Coimbra: Cursus Conimbricensis

REF: 200004269 Categoria:

No presente livro optou-se por compreender a significação da didáticaconimbricense tomando-se a filosofia como perspetiva formal para essacompreensão e como ponto a partir do qual se pode lançar a perguntacrucial: o <em>Cursus conimbricensis</em> é o majestoso destroço de umaescolástica destinada a ser varrida a breve trecho pelo sensismo, peloracionalismo e mais tarde pelas ciências experimentais, ou a suaabordagem, metafísica, sempre pronta a comprometer-se com a mutabilidadee a precariedade dos destinos humanos, tem ainda muito para nos dizer? Ea contradição insanável do espírito jesuíta entre a vocação “heroica”para as grandes empresas, as grandes viagens e os grandes martírios –explicada nos monólogos atormentados dos colegiais transformados emprima-donas de teatro – e a tendência prática para a mediação, aadaptação, os bons negócios e a diplomacia internacional não poderia tertido a sua origem justamente na sua formação? O estudo da didáticaconimbricense poderá, em suma, dar-nos muitas chaves para descodificar ahistória, precisamente em relação àqueles eventos e ações tãoparadoxais que não podem ser explicados pela estratégia, e dos quais aEuropa moderna parece alimentar-se avidamente, como de um prato apurado,para paladares fortes.

10.14195/978-989-26-1058-0

978-989-26-1058-0