Estudos Narrativos Mediáticos

14,50 

Adicionar Wishlist
Adicionar Wishlist
REF: 200005945 Categoria:

Descrição

Este livro resulta da transformação de um relatório sobre o campo disciplinar dos Estudos Narrativos Mediáticos, apresentado a Provas de Agregação em Ciências da Comunicação em maio de 2023, e foi escrito para estudantes de pós-graduação e investigadores das Ciências da Comunicação.

Pretende ser, portanto, um manual de apoio a quem quiser explorar este quadro teórico-metodológico e adequá-lo ao estudo dos media e da comunicação. Estrutura-se em três partes articuladas, cuja sequência obedece a uma lógica de aprofundamento e especificação das problemáticas em estudo. A primeira parte – Estudos Narrativos Mediáticos: enquadramento –, organizada em três capítulos, enquadra teoricamente as questões suscitadas pelos Estudos Narrativos Mediáticos, dotando os leitores de uma visão de conjunto do campo disciplinar. Na sequência desta reflexão epistemológica, a segunda parte – Narrativa e media – explora o quadro conceptual dos Estudos Narrativos Mediáticos, procurando uma definição tão clara quanto possível de alguns conceitos-chave: narrativa mediática, mediação narrativa e medialidade, remediação, inter e transmedialidade, etc. Sugere-se, pois, uma reflexão e consequente sistematização sobre a relação entre narrativa e media, à qual não é alheio o progressivo alargamento dos Estudos Narrativos e o consequente reajustamento conceptual a que a evolução tecnológica obriga.
Elege-se, no vasto campo das Ciências da Comunicação,
um domínio de estudo privilegiado, o do jornalismo, estudado
na terceira e última parte – Narrativa e jornalismo. Pretende-se,
pois, problematizar as narrativas jornalísticas no quadro epistemológico dos Estudos Narrativos Mediáticos.

Informação adicional

Autor

Data

,

Edição

1.ª Edição

Série

DOI

10.14195/978-989-26-2559-1

eISBN

978-989-26-2559-1

ISBN

978-989-26-2558-4

Páginas

226