Línguas em contacto: “saber sobre” o que as distingue: análise de competências metalinguísticas de crianças mirandesas em idade escolar
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Descrição
Este trabalho visa contribuir para a(s) resposta(s) à seguinte questão: que mecanismos estão envolvidos na construção, por parte das crianças mirandesas, de representações diferenciadas de duas das línguas que convivem no seu ambiente de input, o mirandês e o português? Mais especificamente, procurou-se averiguar qual o peso do desenvolvimento “metalinguístico” destas crianças na perceção das identidades das línguas às quais se encontram expostas (em graus variáveis) no decurso do processo de aquisição linguística. A pertinência da pergunta decorre, em primeiro lugar, da acentuada afinidade estrutural entre um e outro idioma aqui considerados e, depois, da perturbação, a que atualmente se assiste na comunidade bilingue mirandesa, nos padrões de distribuição de cada uma destas línguas por domínios de uso.
O interesse da discussão teórica e do trabalho experimental realizados nesta obra não se esgota, contudo, na análise deste caso particular de contacto de línguas. Na verdade, a reflexão empreendida procura dilucidar problemáticas transversais a múltiplas situações de bilinguismo (individual e social) e de contacto de línguas, fenómenos que, dada a sua especial relevância na atualidade, têm vindo a conquistar espaço crescente na investigação contemporânea.
Informação adicional
Autor | |
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Data | |
Edição | 1.ª Edição |
Série | |
DOI | 10.14195/978-989-26-0433-6 |
eISBN | 978-989-26-0433-6 |
ISBN | 978-989-8074-36-2 |