Manual de computação evolutiva e metaheurística

REF: 200001529 Categoria:

As técnicas computacionais que são hoje denominadas por ComputaçãoEvolutiva e por Metaheurísticas se desenvolveram, de maneira relativamenteindependente, durante os últimos 40 anos do século XX, no seio de duascomunidades científicas que mantiveram relativamente pouco contato ao longodesse período. Durante esse tempo, ambos os conjuntos de técnicas seconsolidaram, sendo hoje reconhecidos como parte integrante do repertóriofundamental de ferramentas da Computação e da Engenharia que possibilitam asíntese de muitos dos sistemas tecnológicos hoje existentes. Apenas no decorrerda última década do século XX se formou, nas respectivas comunidadescientíficas, uma consciência das conexões existentes entre esses dois corpos deconhecimento, que partilham muitos dos seus princípios e fundamentos.

O presente livro foi escrito com o objetivo de constituir uma obra dereferência em Língua Portuguesa, abrangendo os níveis de graduação epós-graduação do nosso ensino universitário e politécnico, na sequência dasedições já realizadas da Escola Luso-Brasileira de Computação Evolutiva.

, ,

10.14195/978-989-26-0583-8