Lazer: da libertação do tempo à conquista das práticas

REF: 200001517 Categoria:

O aparecimento datemática do Lazer nos planos de estudos dos cursos de Geografia e de Turismo,Lazer e Património e a necessidade de um manual escolar para os alunos destescursos motivou a recolha de um conjunto de trabalhos inéditos ou poucodivulgados sobre o tema.</p> A centralidade dolazer na sociedade contemporânea é desde há três dezenas de anos um factoincontornável. O lazer como fuga à rotina acentua a valorização do prazer, dohedonismo, através das práticas, desde situações de espectador e de entretenimento,às da aventura até às atividades radicais, criando novas rotinas em novostempos sociais. Os tempos e os modos do lazer afirmam-se cada vez mais comoexpressões de consumo, produto e produtor das características das nossassociedades de capitalismo neoliberal.</p> O lazer torna-se num tema de crescente importância incorporando-se no âmagodas sociedades contemporâneas. Hoje, falar de lazer envolve atores diversos,individuais ou coletivos, promotores ou consumidores, criando perceções erepresentações, desde a visão de uma paisagem a uma viagem, estratégias deplaneamento, do mercado de trabalho ao tempo livre, atitudes sociais tãodiversas desde a salvaguarda cultural à proteção da natureza.</p> O livro abre comdois textos iniciadores Notas para umaGeografia do tempo-livre e Residência secundária e espaço rural.</p> A estes seguem-se textos de natureza exploratória Tempo livre, lazer e terciário, Fundamentos para uma Geografia do tempolivre e Associativismo e práticas de lazer; que encerra com Os espaços/tempos de Lazer na sociedade deconsumo contemporânea .</p> Os restantes capítulos abordam temas como desportos radicais, espaço e lugares, relações trabalho/lazer, género,e consumo, espaço rural, lazer noturno e enoturismo.

10.14195/978-989-26-0432-9

978-989-26-0432-9