Percursos nas Ciências da Educação: Lugar para a Utopia

REF: 200005635 Categoria:

Este livro surgiu do encontro entre pessoas que, desde há muito, colaboram na formação de professores e de educadores, afectas a Centos de Formação, Universidades e Centros de Investigação. Cada uma delas entende, à sua maneira, que a utopia não pode ser afastada da Educação, sob pena de a destituir do seu sentido humano e humanizante. Contudo, um discurso contemporâneo de diversa proveniência, veiculando a premência de mudar radicalmente a Escola, bem como a urgência de inovar os seus propósitos, procedimentos e atores, tende a afastar a utopia do horizonte educativo, fazendo, em paralelo, aproximar a distopia.
Com este problema em mente, decidiram organizar um ciclo de conferências, onde ele pudesse ser pensado à luz da filosofia, da ética, da antropologia, da história, da psicologia, e da pedagogia. O percurso (ou percursos) que estas disciplinas, tão marginalizadas nesse discurso, têm feito constitui um precioso apoio para decidir o futuro da educação, o qual, ao contrário, do que se insiste em dar a entender, não está determinado e fechado; antes está, como sempre esteve, aberto, tomando a orientação que entendermos, no presente, imprimir-lhe.

10.14195/978-989-26-2328-3

978-989-26-2328-3